top of page

DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ATENTO À LONA DE FREIO DO SEU CAMINHÃO

Atualizado: 22 de nov. de 2018

Publicado por Equipe Equipeças | Fonte: Grupo WLM SCANIA | Atualizado em 30/10/2018


ree


A falha nos freios é uma das duas causas mecânicas mais comuns de acidentes com caminhões pesados. Os requisitos-chave para a escolha da lona de freio ideal para seu caminhão são: estabilidade ao atrito causado pela frenagem e a resistência ao envelhecimento provocado pela utilização constante e pelo tempo.


A fricção da lona no tambor afeta a taxa de desaceleração do veículo e, dessa forma, o seu desgaste acaba influenciando na eficiência na hora de parar o veículo. Isso acontece porque a deterioração irregular ou mais rápida pode alterar a geometria de contato do revestimento, mudar o padrão de geração de calor por fricção e degradar a resposta do sistema de frenagem.


Para entender melhor sobre esse assunto, acompanhe nosso post.


Vamos começar com:

Qual é a função da lona de freio?

A função das lonas de freio é bem simples, porém muito IMPORTANTE. Elas são responsáveis por garantir o atrito que acionará os freios. Essa resistência (atrito) é feita com os tambores de freio de forma que a energia cinética (usada para movimentar o caminhão) seja diminuída.

Quando notar algo diferente nesses equipamentos, redobre a sua atenção, e se necessário substitua-as imediatamente.

Tem muitas dúvidas sobre como substituí-las? Vamos lhe ajudar então:

COMO TROCAR AS LONAS DE FREIO?

Uma grande dúvida entre muitos caminhoneiros é com relação à substituição das lonas de freio. Principalmente no que diz respeito à necessidade de troca em todos os eixos de uma vez ou em apenas em alguns, conforme a necessidade.


1ª Dica: Sempre substitua as lonas de freio nas duas rodas do mesmo eixo ao mesmo tempo. O mesmo tipo e tamanho de lona de freio devem ser usados, do contrário, o efeito de frenagem será irregular, podendo enfrentar problemas de equilíbrio nos freios do veículo.


ree


2ª Dica: Substituir as lonas de freio de apenas uma unidade, pode acabar contribuindo para o desgaste irregular e, consequentemente, reduzir a vida útil do revestimento causando problemas em todo o sistema do caminhão ou até mesmo a quebra de um tambor, portanto siga a nossa 1ª Dica para ter um bom desempenho.


ree

3ª Dica: Use um rebite de aço com revestimento de latão, devido o baixo custo, facilidade de aplicação e as suas propriedades mecânicas de resistências e dilatação. É uma prática comum em oficinas independentes a utilização de rebites de alumínio.




DE QUE FORMA MELHORAR O MEU SISTEMA DE FRENAGEM?

Supondo que seu sistema esteja em boas condições, o primeiro passo é atualizar as lonas de freios. Os compostos dos materiais de fricção geralmente vêm em 3 tipos: orgânico, metálicos e semimetálicos.


1- Compostos orgânicos: São os mais baratos, porém têm algumas desvantagens quando usados para um acionamento mais repentino. Eles tendem a aquecer mais rapidamente se comparado aos outros materiais. Quando a superfície do composto fica mais quente, as forças são reduzidas de forma bastante drástica, podendo causar algum acidente.


2- Compostos metálicos: Ao contrário dos compostos orgânicos, os metálicos oferecem grande resistência ao calor, e baixa tendência ao aquecimento em um processo de frenagem repentina, pois eles são geralmente de ferro ou de cobre. Além disso, oferecem uma vida útil maior do que os outros compostos, mas assim como os outros ele também possui sua desvantagem: este material muitas vezes acelera o desgaste dos discos de freios ou dos tambores, que são classificados como componentes mais caros e mais complexos para serem substituídos.

3- Compostos semimetálicos: Nesses compostos, há uma mistura entre o metal e materiais de fricção orgânicos. Esta mistura ajuda o caminhão a parar enquanto reduz as características desgastadoras do componente de metal no material de atrito. Elas oferecem um funcionamento mais eficiente, mas são mais caras e mais difíceis de serem encontradas no mercado de peças.

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA LONA DE FREIO?

Uma maneira eficaz de fazer com que as lonas de freio se aqueçam menos e sofram menos desgastes com o atrito entre as lonas e o tambor é utilizar sempre os freios auxiliares quando o caminhão trafegar em declives longos.

A utilização do freio motor é importantíssima para a conservação de todo o sistema de frenagem, assim como para afastar as chances de um acidente grave.


Faça a realização adequada das trocas de marcha, o que possibilita que você precise acionar o pedal de frear menos vezes.



Mas afinal, como faço para que meu sistema de frenagem trabalhe de uma maneira mais eficiente?


ree

Após a atualização de suas pastilhas de freios você deve fazer a adequação dos discos instalados em seu veículo.

Ao instalar os discos de freios com fenda ou perfurados no freio dianteiro, você aumenta o refrescamento do sistema. Um freio com essas características pode ser considerado um dos mais eficientes, garantindo assim, a sua segurança.


Para pensar...

Quando for substituir a lona de freio, pense na substituição do conjunto, de maneira que ele passe a trabalhar em uma menor temperatura, tenha maior durabilidade e diminua os custos de manutenção ao longo do tempo, além de aumentar a segurança na frenagem em altas velocidades.



Saber cuidar bem das lonas de freio é mais do que uma questão de economia, pois envolve a segurança de todos os motoristas que trafegam na mesma estrada ou rodovia que o seu caminhão.





Gostou desse post e das nossas dicas?


Então siga nossas redes sociais, ou inscreva-se no site para receber avisos de nossas postagens!





 
 
 

Comentários


logo_2016_edited.png

@ 2018 produzido orgulhosamente por nós mesmos.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page