Roubo de carga: aprenda a evitar e como proceder em caso de ser vítima
- Equipeças

- 19 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2018
Publicado por Equipe Equipeças | Fonte: Blog WLM SCANIA |Atualizado em 16/11/2018

Só quem é caminhoneiro ou já foi, sabe a respeito do problema. Ano após ano a vida dos caminhoneiros está em risco, causando prejuízos muito grandes aos setores de produção brasileiros. E, mesmo com tecnologias avançadas como o rastreamento, do esforço eventual do policiamento e do cuidado redobrado nas estradas, infelizmente esses atos não têm diminuído.
De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística que publicou um estudo em agosto, as ocorrências de roubo de carga aumentaram 10% em 2015, em relação ao número de crimes do ano anterior. No ano passado, 19,2 mil carregamentos de caminhões foram roubados ou furtados, causando um prejuízo calculado em R$ 1,12 bilhão, a incidência do crime cresceu em 48%, provocando perdas acumuladas em R$ 5 bilhões.
Mas afinal,
Como evitar ser vítima desse crime?

Acompanhe nesse post:
1. Instale um geolocalizador no veículo
Rastrear a carga e o veículo é importante para garantir não só a segurança do material, mas também a sua própria vida. E existem opções que permitem antever paradas e rotas, bloqueando o caminhão automaticamente em caso de alterações imprevistas.
Diante de um congestionamento, por exemplo, a empresa do geolocalizador poderá ajudá-lo com rotas alternativas. Além disso, o rastreador costuma ainda baratear o seguro para cargas.

2. Varie as rotas
Nunca leve os mesmos produtos pelo mesmo caminho. Procure diversificar as estradas para não ficar visado e se tornar uma presa fácil. Afinal, quem quer fazer algo prejudicial a alguém, sempre tem muita paciência para esperar a hora certa.

3. Não revele a estranhos sua rota ou seu tipo de carga

Como você viu, alguns tipos de carga, como alimentos, bebidas e eletrônicos são extremamente chamativos para as quadrilhas. Então, não conte a ninguém fora do seu círculo de confiança a sua rota ou o que você leva. Às vezes aquela conversinha com o amigo da lanchonete, ou com o cara do cafézinho, pode ser algo muito perigoso.
4. Conheça bem os pontos de parada e o caminho
É fundamental também que suas paradas ocorram em locais seguros, já que boa parte das abordagens criminosas ocorrem nesse momento. Procure locais conhecidos, e não desertos, pois estar sozinho nesse momento pode acarretar em muitas consequências.
5. Procure viajar em comboio
Isso é especialmente importante caso você faça trechos do caminho no período noturno ou não esteja seguro sobre a rota. Além disso, ter parceiros de viagem é bom para que o caminhão nunca fique sozinho, sem ser observado por alguém de sua confiança.
Assim, você e seus companheiros podem se revezar na atenção aos veículos — que devem estar sempre trancados — no momento de descanso. E mantenha com eles códigos que podem ser passados por meio dos sinais do próprio caminhão, caso alguém se sinta em perigo.

6. Atenção às seguintes estradas
Anhanguera, Dutra, Bandeirantes, Castelo Branco, Fernão Dias — são nelas que ocorrem a maioria dos roubos de carga. Então, nesses lugares, dirija com atenção não apenas na estrada, mas a qualquer movimento estranho a seu redor.
Desconfie de veículos que fiquem próximos do seu caminhão por muito tempo, cheque sempre se está sendo seguido e reporte qualquer atitude suspeita à Polícia Rodoviária.
7. Não dê caronas
Por fim, é extremamente arriscado colocar dentro do veículo algum desconhecido que esteja pedindo carona. Sempre pense duas vezes quando alguém te der um sinal.





Comentários