top of page

União Europeia aprova flexibilização de regras para a volta dos caminhões bicudos

Fonte: Caminhões e Carretas | Atualizado em 21 de fevereiro de 2019 por Equipeças


ree

Atenta aos anseios do transporte rodoviário de cargas por caminhões mais seguros e aerodinâmicos, a União Europeia aprovou na última semana a flexibilização das regras de comprimento que permitem a volta da produção, comercialização e circulação de caminhões bicudos.

No primeiro momento novidade volta a criar grandes expectativas sobre a volta dos consagrados modelos bicudos que deixaram sua marca nas décadas de 80,90 e início dos anos 2000. Entretanto a legislação recém aprovada limita de forma significativa o comprimento dos novos capôs.

Pelas novas regras, a partir de 1º de setembro de 2020, os caminhões europeus poderão ser produzidos comercializados com um capô de comprimento máximo de 90 centímetros.

A novidade não garantirá grandes mudanças do espaço interno das cabines, mas facilitará a adoção de pisos 100% planos, aumentará de forma significativa a segurança já que contarão com maiores zonas de deformação em casos de colisões. A flexibilização das novas regras é reforçada ainda por uma nova demanda da própria União Europeia, a de reduzir em 15% o consumo de combustível de caminhões, entre 2020 e 2025, meta que poderá ser alcançada graças a aerodinâmica aprimorada que os modelos terão ao adotar o novo capô. A novidade resultará em uma redução do consumo de combustível graças ao arredondamento das linhas da cabine.


 
 
 

Comentários


logo_2016_edited.png

@ 2018 produzido orgulhosamente por nós mesmos.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page